sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Novidade na educação em Petrópolis em 2010.

Depois de uma reunião com os pais, alunos e professores da E.E. Accáçio Branco a secretária municipal de educação Sra.Sandra La Cava, nos comunicou que a prefeitura fará inclusão de todos os alunos especiais na rede regular em 2010, e transformara a atual escola em um núcleo de apoio.
Na reunião a secretária teve a oportunidade de esclarecer algumas duvidas dos pais e garantiu que embora a inclusão seja compulsória será feita de forma gradual e pedagógica respeitando sempre as especificidades de cada aluno.

A Apadv-Petrópolis como outras associações que zelam pelo educando portador necessidades especiais é totalmente favorável à inclusão e por isso fará alguns questionamentos a Senhora secretária em momento oportuno, tais como:


Por que só avisar os pais e professores no ultimo dia de aula sobre essa importante mudança que afetara a vida de tantas pessoas?

Por que em Petrópolis não houve consulta publica ou um debate amplo sobre o tema com os pais, professores, profissionais de outras áreas de apoio ao deficiente como fonoaudiólogos, psicólogos, médicos e etc. Uma vez que as escolas “especiais deixaram de existir”. E essa matéria tem gerado polemica em todo o País.

Terá a criança especial o direito de estudar na escola mais perto de sua casa como lhe garante a lei, ou será remanejada segundo as possibilidades da secretária de educação criando escolas especiais dentro das regulares?

Como a secretaria de educação conseguiu preparar as escolas da rede para receber esses novos alunos se não houve nenhuma obra para remover as barreiras físicas e arquitetônicas que existiam?

Como a secretaria fará para atender os alunos com deficiências, visuais, auditivas e mentais sem professores qualificados, pois é sabido por todos que só há um profissional na rede com qualificação para tais funções?

Quem ficara nas salas de recursos com esses alunos durante contra turno, pois segundo o MEC, somente o profissional qualificado poderá dar esse atendimento.

Houve algum curso de capacitação para os professores e profissionais da rede como inspetores e merendeiras a fim de prepará-los para essa nova realidade? Pois sabemos não é fácil.

Quem fará higienização dos alunos menos independentes, o professor, o inspetor, a merendeira?

O decreto Nº. 6.571, que entra em vigor dia, 01 de Janeiro de 2010, acelerou ou motivou o processo de inclusão?

Estaremos junto da Secretaria Educação torcendo pelo êxito da inclusão de nossas crianças e claro acompanhando a par e passo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu recado.